quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

POR QUE DEUS NÃO SE ESQUECE DE VOCÊ?

Esta mensagem foi retirada do livro: “Porque Deus não se esquece de você/ Silas Malafaia, Rio de Janeiro: 2008.

Muitas vezes, temos a sensação de que estamos sozinhos, abandonados, sem nenhuma proteção. Mas saiba que Deus não se esquece de você. Ele a todo o tempo, em todas as circunstâncias, está com os olhos voltados para sua vida. Isso acontece não por você é bonzinho e jamais erra, mas em virtude do imenso amor dEle.

O imensurável amor do Pai está registrado em João 3:16.
Além do amor, sabe por Deus não se esquece de você? Porque existem alguns atributos exclusivos do Senhor que fazem com que Ele não se esqueça do ser humano, de você. São características da divindade que pertence somente a Deus:

Onipresença, Onipotência e Onisciência.

O Deus onipresente:

Pense um pouco: uma pessoa que você vê a toda hora com certeza não conseguirá esquecê-la. Por exemplo, seus familiares, seus filhos, seus amigos, seus colegas de trabalho, seu marido. O mesmo acontece com Deus. Ele consegue estar com Seus olhos voltados para o homem 24 horas por dia, 30 dias no mês, 365 dias no ano durante toda a sua existência, justamente por causa da Sua onipresença, é impossível esquecê-lo. Ler: Provérbios 15:3, Jó 34:21, Hebreus 4:13, Salmos 139:7-10.

Onisciência de Deus

Além da onipresença, outro atributo divino faz com que Ele não se esqueça do homem: é a onisciência. Você sabe o que significa onisciência? Ser onisciente é conhecer todas as coisas. Logo, a onisciência de Deus implica em visão e conhecimento direto de tudo, passado, presente e futuro.
A onisciência, assim como a onipresença, também faz parte dos atributos do Senhor. Ele sabe coisas a seu respeito que nem mesmo você tem conhecimento. Já parou para pensar sobre isso? Deus nos conhece tão profundamente, detalhes do nosso íntimo, que nem nós mesmos temos consciência ou sequer sabemos. Salmos 139: 1-3 , Mateus 10:16, Mateus 10:30.
Ele nos conhece tão bem que tem anotado nos Seus livros como eu e você éramos no ventre materno. Salmos 139:16.

Deus onipotente

Além de onipresente e onisciente, Deus também onipotente. Ele tem poderes ilimitados. Porém, considerarei tão-somente a mente de Deus dentro desse atributo. Vejamos por que Ele não se esquece de você.
Quanto mais se conhece uma pessoa, menor é a possibilidade de esquecê-la. Há pessoas que só pela voz ou o jeito de andar conseguem reconhecer que está chegando. Quanto mais íntimo é o relacionamento, mais se conhece as manias, os trejeitos e as particularidades do outro.
Se Deus conhece o homem tão bem, fica impossível esquecê-lo. Todas as pessoas, todos os fatos e acontecimentos estão registrados na mente do Senhor.
Se Deus é eterno e onipotente, logo, a sua mente também é. Isso significa que Ele não fica velho gagá e muito menos “caduco”.
À medida que a idade do homem vai avançando, as suas células começam a sofrer um processo degenerativo. Ele passa a não enxergar bem, por exemplo. Antigamente, para eu ler a Bíblia podia ser em qualquer posição. Hoje, para perto, preciso usar o óculos.
Conforme a idade vai aumentando, a visão fica prejudicada, as mãos tremem, a audição diminui, dá amnésia. O homem vai ficando debilitado e, conseqüentemente, se esquece das pessoas. Há uma perda gradativa de poder, de capacidade.
Com o Senhor não é assim que acontece. Ele não se esquece de nada, muito menos do homem. Não importa o tempo que passe, todas as coisas estão registradas na mente de Deus. Ela é eterna e onipotente!
No livro de Gênesis 12:2-3b, o Criador faz uma promessa a Abraão: E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção ... e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Após esta promessa, vinte e cinco anos se passaram até que Isaac nascesse, demorou quatrocentos e trinta anos até que Israel saísse do Egito e fosse levantada como nação, com língua, costumes e leis distintas de outros povos, e levou quase dois mil anos para que Jesus nascesse e nEle tornar benditas todas as famílias da Terra. A despeito do tempo, a Palavra de Deus se cumpriu na íntegra, porque fiel é o que prometeu e poderoso para cumprir. Deus não se esquece de nada. Ele tem uma mente eterna, sabe de tudo, e vê todas as coisas.
Quando Israel esteve cativo no Egito, e faraó piorou muito a vida do povo, ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaac e com Jacó. E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição ( Êxodo 2:24-25)
Ninguém precisou chamar a atenção do Criador para os israelitas. Mesmo assim, Ele entrou com providência. O senhor não se esquece de nada. A mente de Deus é eterna, revigorada, onipotente. O Senhor jamais se esquece de qualquer detalhe. Ele não fica velho, atrofiado. O Todo-Poderoso está sempre atual, em todo tempo, porque é eterno.

Minhas considerações: Essas palavras escritas acima nos dão consolo, alegria e segurança, sabendo que o Senhor cuida de nós.

Esta mensagem foi retirada do livro: “Porque Deus não se esquece de você/ Silas Malafaia, Rio de Janeiro: 2008.